quinta-feira, 10 de abril de 2014

Antepasto de Berinjela

Experimentei essa receita e achei sensacional, o sabor é espetacular! Demora um pouquinho para fazer, porém é muiiiiiito fácil, tenho certeza de que quem fizer vai gostar muito...



Antepasto de Berinjela
Ingredientes
2 berinjelas (utilizei orgânicas)
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 pimentão verde (opcional)
1 pimentão vermelho (opcional)
Sal quanto necessário
Óleo para refogar
Azeite quanto necessário
1/2 xícara (chá) de vinagre
Orégano e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Descasque as berinjelas (usei com casca mas achei que fica melhor sem) e depois corte-as em fatias finas (muito importante ser fino, imprescindível para o sucesso da receita) no sentido do comprimento e depois corte em tirinhas, corte as tirinhas pela metade ou em três partes dependendo do tamanho da berinjela.
Coloque as tirinhas num escorredor misturadas com bastante sal, muito mesmo, deixe descansar por no mínimo 3 horas (você não vai cozinhar essa berinjela, é esse processo do sal que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor).
Passado esse tempo, lave bem as tirinhas de berinjela em água corrente, é muito importante lavar bem para não deixar sua receita salgada. Em um pano limpo, coloque a berinjela e com a ajuda do pano aperte e esprema até tirar toda a água que restou. Reserve.
Numa panela refogue o alho picado e as cebolas em tiras no óleo (cerca de 1/4 de xícara de chá) até ficar com aspecto transparente, junte então os pimentões cortados em tirinhas. Refogue mais um pouco . Acrescente o vinagre branco e deixe reduzir um pouco até que os pimentões estejam cozidos, desligue o fogo e junte bastante orégano, pimenta a gosto e a berinjela reservada e misture bem. Acerte o sal se necessário. 
Num vidro acomode o refogado e despeje azeite por cima até cobrir tudo. Deixe na geladeira de um dia para o outro para tomar gosto, talvez tenha que completar com mais azeite, é importante fazer isso pois essa conserva dura bem na geladeira desde que esteja totalmente coberta com azeite, quanto mais tempo curtir na geladeira melhor o resultado. Sirva com pães e torradas.

Experimentem!!!!! É muito bom!

Obs.: Pode usar também no refogado: alcaparras, folhas de louro, pimentinha de cheiro, uvas passas e azeitona picadinha.

Bjs

Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário