sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bolo de Chocolate com Biomassa de Banana Verde

Olá Pessoal!

Vocês já ouviram falar da biomassa de banana verde? Pois é, eu não conhecia até experimentar um bolo de chocolate feito com essa massa e para minha surpresa foi um dos bolos mais fofinhos e gostosos que já comi...

Para as pessoas que nunca ouviram falar disso, segue a explicação:

Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. E seus benefícios são:

- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.

- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

obs.: para mais informações clique aqui



Bolo de Chocolate com Biomassa de Banana Verde
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de leite aquecido
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos inteiros
1 xícara (chá) de Biomassa (veja como preparar logo abaixo)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 ½ xícara (chá) de chocolate em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
  
Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o leite com a Biomassa até obter uma massa leve e homogênea. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura bem fina e reserve. Misture em uma vasilha a farinha de trigo o chocolate e o açúcar. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e bata na batedeira até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento em pó químico e misture bem. Despeje a massa em fôrma untada e polvilhada. Asse em forno médio preaquecido. Depois de assado, aguarde alguns minutos e desenforme. Aguarde esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Como preparar a biomassa de banana verde caseira:

A receita pode ser feita com qualquer tipo de banana verde.
Tire as bananas uma a uma do cacho com o auxilio de uma faca, tomando o cuidado para que esse corte não abra a polpa da banana para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
A água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", então acrescente mais água fervente se necessário. Tampe a panela e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo. Bata as bananas quentes no liquidificador até ficar um creme homogêneo. 

Validade: 3 a 6 meses no congelador. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.


Dica: congele em porções de 1 xícara de chá para utilizar quando quiser. A biomassa pode substituir o leite condensado, creme de leite, leite e a maionese na preparação de alguns pratos.


Obrigada Jú! Agora você não está me devendo nada por enquanto...rsrsrsrsrsrs

Bjs
Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário